Há momentos em que consideramos que a única saída para determinada situação é apelar para um empréstimo, para o crédito consignado ou usar o limite do cartão e do cheque especial.

Mas também sabemos que se tornar um devedor não deixa ninguém feliz. E que decisões como essa podem nos fazer entrar numa tremenda fria: os juros. São eles os grandes vilões dos empréstimos e normalmente é por causa deles que acabamos por nos endividar ainda mais.

No entanto, há sempre uma saída, e para chegar até ela você precisa aprender com essas 5 dicas infalíveis de como se livrar das dívidas:

Passo a passo de como se livrar das dívidas

Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) o percentual das famílias endividadas subiu para 63,3% em agosto de 2014, porém o índice de inadimplentes caiu ligeiramente em relação ao mesmo período do ano passado.

Se você faz parte dessa realidade, antes de mais nada é preciso fazer um diagnóstico da sua situação financeira. Para se livrar das dívidas você vai precisar saber quanto está devendo, para quem, e o exato valor do débito com e sem os juros. Esses detalhes são fundamentais na hora da negociação. Depois, siga o nosso passo a passo:

1. Assuma a responsabilidade pela dívida

Na maioria dos casos de endividamento, o devedor nega sua situação e até esconde da família. Esse comportamento é extremamente negativo porque dificulta a solução do problema e limita suas opções de auxílio. Se ninguém sabe que você deve, ninguém pode te ajudar. Assumir a responsabilidade também ajuda a não contrair dívidas novamente no futuro.

2. Mapeie seus gastos e descubra sua capacidade de pagamento

Avalie suas receitas e despesas e descubra quanto “sobra” para usar no pagamento da dívida.

3. Avalie e faça negócio com seu patrimônio

Nos casos de dívidas maiores, vale a pena considerar se você tem algum bem que possa se transformar em dinheiro rápido para quitar seus débitos. Considere vender o carro, por exemplo.

4. Peça ajuda e negocie

Percorridos os passos anteriores, talvez seja o momento de pedir orientação de um especialista ou de um órgão como o Serasa ou o Procon para, juntos, encontrarem um meio de se livrar das dívidas. Eles provavelmente vão avaliar sua situação e agendar um encontro de conciliação com um representante do credor. Na maioria dos casos a pendência fica resolvida e sai bem mais barato para quem deve. E no caso do Serasa, existe um projeto denominado Limpa Nome Online, cujo objetivo principal é fazer essa negociação de forma rápida e totalmente pela internet.

5. Controle seus gastos

Uma vez que descobriu como se livrar das dívidas, pare de gastar desnecessariamente. Corte as baladas muito caras, aquelas saídas noturnas que ficam acima do seu orçamento, os restaurantes, os supérfluos no mercado… Pare de usar o cartão de crédito e economize nos gastos em casa, como água, luz etc. Essa estratégia é crucial para fazer “sobrar” alguma coisa ou pelo menos não faltar. Aplique a regra dos 50-15-35!

Aprender a como se livrar das dívidas pode ser um pouco cansativo e desgastante, além de exigir que você modifique um pouco a sua rotina adquirindo novos hábitos como: controlar e registrar os gastos, aprender a usar o cartão de crédito e dar prioridade às compras à vista, evitando, assim, acúmulo de parcelamentos.

Mas a boa notícia é que vai valer a pena, afinal, a tranquilidade que estar em dia com as finanças, e sem credores por perto, representa é maior do que o esforço para se adaptar à nova realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque seu comentário!
Por favor coloque seu nome