Você gostaria de trabalhar em casa? Muitos brasileiros têm o mesmo desejo, especialmente aqueles que nos últimos meses engrossaram a lista de desempregados. Mas calma: há espaço para todos que aliam seu perfil empreendedor a uma boa e criativa ideia de negócio.

Veja 8 ideias para trabalhar no conforto do lar

Trabalhar em casa, como tudo na vida, tem prós e contras. Mas pergunte a alguém que alimenta esse sonho se as vantagens não se sobrepõe aos riscos e dúvidas. Para muitas dessas pessoas, falta só encontrar uma boa ideia de negócio. Se esse é o seu caso, dê uma olhada nas 23 opções a seguir e comece a planejar hoje mesmo a sua carreira empreendedora.

1. Aulas particulares

Você tem alguma habilidade ou formação que possa torná-lo um professor? Pode ser reforço escolar, música, idiomas ou qualquer outra área na qual seja um especialista. Para dar certo, além de uma boa divulgação (mais uma vez, as redes sociais são parceiras), é preciso criar um espaço profissional em sua casa para receber os alunos.

2. Webdesigner

Você concorda que a vida é cada vez mais online, certo? Todo mundo está na internet e isso inclui empresas de qualquer porte, pois elas também precisam falar com seus públicos através de um website. Ser o desenvolvedor desse espaço pode se tornar bastante rentável. Mas não mire a lua logo de início. Faça um curso e comece criando para negócios na sua cidade ou bairro. Aos poucos, seu trabalho será reconhecido.

3. Tradução de textos

Você fala outro idioma? A demanda por tradução de textos é grande. Basta se cadastrar em sites que contratam freelancers na internet para ver como a cada dia novas demandas surgem. Mas é preciso separar o joio do trigo, verificando a seriedade das propostas para que seu trabalho seja bem remunerado. O começo é o mais difícil. Depois, o negócio engrena.

4. Dropshipping

Quem atua no dropshipping faz o papel de intermediário entre o cliente e o fornecedor. Funciona assim: você monta uma loja virtual onde expõe os produtos, mas não tem nada em estoque. Quando o cliente se interessa, você faz o pedido. Mas atenção: a negociação precisa ser transparente e pode haver custos altos quando o item vier do exterior.

5. Produção de conteúdo

Nós já falamos sobre ter um blog, mas que tal produzir textos para outros blogs? A atividade, também chamada de ghostwriter, está cada vez mais popular dada a grande demanda do mercado. Mas a competitividade também é alta, então, é preciso ter um bom texto, não fazer cópias e demonstrar comprometimento quanto a prazos.

6. Desenhista e ilustrador

Quem é bom no desenho pode trabalhar em casa e ganhar dinheiro de várias formas. Ilustrações em veículos de comunicação, peças publicitárias e quadrinhos são só algumas delas. O melhor é que você pode trabalhar no próprio quarto e ainda divulgar suas criações para todo o mundo, a partir da internet.

7. Designer gráfico

Essa é uma clássica atividade para ser exercida em home-office. O profissional que tem habilidade pode criar soluções de comunicação em peças variadas, como anúncios publicitários, logotipos, ebooks e jornais. Mas para se destacar em meio à concorrência, é preciso se especializar e se manter atualizado nas tendências.

8. Secretaria remota

Talvez seja novidade para você, mas muitas empresas tem apostado no serviço de secretaria remota para demandas que antes eram realizadas internamente. Recebimento de ligações, transferências de chamadas e prospecção de clientes são algumas das atividades realizadas de casa, pelo telefone. Só é preciso garantir a privacidade do seu espaço para não haver interrupções.

Como ter sucesso ao trabalhar em casa

Escolheu a sua nova carreira? Então, é chegada a hora de planejar como será trabalhar em casa. Não existe um botão que transforma automaticamente o lugar onde dormiu e acordou em um escritório. Então, o segredo está na sua atitude. Veja o que não pode faltar para ter sucesso no home-office:

Disciplina

Se você acordava todos os dias às 7h para ir ao trabalho e tinha uma rotina relacionada ao antigo emprego, por que agora seria diferente? Você precisa estabelecer horários para trabalhar e dedicar-se às atividades do seu negócio como se o antigo chefe estivesse ao seu lado.

Sabe aquele dia em que você acorda de mal com o mundo, chove, faz frio e você gostaria de estar em casa e não trabalhando? Bem, esqueça que está realmente em casa e aja como se estivesse na empresa, sem poder se dar ao luxo de tirar uma soneca.

Limites

Para quem tem familiares em casa, pode ser complicado fazê-los entender que você está trabalhando e não pode dar uma parada para brincar com o filho, levar a esposa no supermercado ou assistir ao jogo do time do coração ao lado do seu pai.

É preciso compreender que as pessoas à sua volta não irão se comportar da mesma forma que fariam se você estivesse fazendo as mesmas coisas, mas dentro de uma empresa. Mas não é por mal que agem assim. Na sua casa, por desconhecimento, é como se não fosse trabalho de verdade. Sua tarefa é, aos poucos, convencê-las do contrário.

Foco

Sempre haverá aquela atividade um pouco mais maçante e que você quer adiar. Um telefonema para um cliente que costuma falar pelos cotovelos, um documento a preencher, um longo parecer que precisa ler. Não faltarão “convites” para deixar a tarefa para depois, mas tenha foco e faça igualzinho como faria se estivesse no antigo emprego. Simplesmente cumpra com o que está ali à sua frente.

Organização

A bagunça ainda não é uma aliada da produtividade, mas a organização, sim. Ter seu ambiente de trabalho definido na casa, com tudo no seu devido lugar e nada improvisado já ajuda bastante. Cuidar da iluminação e da ergonomia não é supérfluo. E nada de pijama e pantufas: vista-se adequadamente, pois você está trabalhando.

Considerações finais

Como vimos nas dicas finais, é preciso encarar o home-office como se estivesse dentro de uma empresa, na condição de empregado. Ser chefe de si mesmo não deve abrir margem para regalias que prejudiquem o cumprimento das atividades. Trabalhando em casa, as tarefas são as mesmas, mas a responsabilidade é maior. Você está preparado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque seu comentário!
Por favor coloque seu nome